-
Como identificar um infarto?
-
A OMS alerta: 80% dos casos de ataques cardíacos podem ser evitados se ações preventivas forem adotadas.
- Por Rone Felipe
- 03/04/2023 13h10 - Atualizado há 1 ano
Também conhecido como ataque cardíaco, o Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) é a morte de células do músculo do coração devido a interrupção do fluxo sanguíneo de forma súbita e intensa, frequentemente devido a formação de coágulos.
É um estereótipo dizer que todo IAM inicia com uma forte dor no peito, podendo começar de forma mais leve e sem os sintomas característicos. Por isso, é importante estar sempre alerta e ter conhecimento de todos os sintomas.
⦁ Aperto no peito: a maioria dos ataques cardíacos surgem dessa forma, com dores na região do peito, de inicio súbito, que dura apenas alguns minutos ou que vai e volta.
⦁ Dor em outras regiões: pode ocorrer em diversos locais, sendo mais comum nos membros superiores, costas, pescoço ou estômago.
⦁ Dispneia: pode ser acompanhada com a dor no peito.
⦁ Outros: inclui suor, vertigem ou náuseas.
Alguns fatores podem contribuir para o acontecimento de um ataque cardíaco: idade elevada (homens acima de 45 anos e mulheres acima de 55 anos), tabagismo, doenças crônicas (diabetes e hipertensão arterial), sedentarismo, obesidade, colesterol alto e estresse.
Como proceder diante de um infarto?
Notando o início dos sintomas característicos, imediatamente dirija-se ao pronto-socorro ou chame o socorro. Quando for ajudar alguém impeça que ele se esforce, afrouxe suas roupas e em caso de desmaios, verifique o pulso. Na ausência, inicie a manobra de reanimação cardiopulmonar.